Confira os motivos para incorporar as plantas ornamentais aos seus ambientes internos e conheça as melhores espécies para esse fim.
As plantas ornamentais são uma ótima maneira de trazer vida, frescor e beleza a qualquer ambiente. Mas é nos espaços internos que elas realmente brilham, trazendo a natureza para dentro de casa.
Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios de escolher as plantas como objetos de decoração. Conheça, também, as melhores espécies para esse fim.
Como o nome já diz, as plantas ornamentais são aquelas que desempenham o papel de ornamento na decoração de um espaço. Isso porque elas costumam contar com cores, formas e padrões de crescimento diferenciados.
Incorporar plantas ornamentais à sua decoração é uma forma de trazer a natureza para dentro de casa. Isso significa investir na sua saúde, já que a presença de plantas aumenta a umidade e purifica o ar, eliminando impurezas e toxinas.
Conviver de perto com a natureza também faz bem para a saúde mental! Além de algumas espécies terem funções relaxantes, todo o processo de cuidado é uma espécie de terapia para os moradores.
Isso sem falar nas questões estéticas! Um ambiente com plantas é um espaço bonito, agradável e aconchegante.
Na hora de escolher quais plantas ornamentais irão compor a sua decoração, é preciso pensar no estilo do ambiente. Além de, claro, pensar nas necessidades da espécie: se necessita de muita ou pouca luz do sol, seus padrões de crescimento, entre outros.
Vale lembrar que, quanto mais escuras forem as folhas de uma planta, maior a necessidade de luz. Abaixo, veja as principais espécies e tome a sua decisão.
Apesar de serem conhecidas por embelezarem jardins e ambientes externos, as bromélias também são perfeitas para a decoração interna. Suas folhas de cor intensa e formato característico trazem muita personalidade a qualquer espaço.
Alguns tipos de bromélias, como a aequimea e a guzmania, se desenvolvem melhor em ambientes de meia-sombra. Logo, são mais indicadas para a decoração interna.
Essas duas espécies são ideais para aqueles que não querem ter trabalho com manutenção! Os cactos e as suculentas são resistentes e se desenvolvem perfeitamente bem em sol pleno, sombra ou meia-sombra.
Essa é para quem quer adicionar uma cor única ao ambiente. A violeta é de pequeno porte, podendo crescer até 15 cm de altura, trazendo consigo um ar de delicadeza e romance.
Ideal para enfeitar janelas e sacadas, as violetas exigem substratos de alta qualidade e regas constantes no solo.
A costela-de-adão é uma planta ornamental clássica e perfeita para qualquer ambiente. A espécie é resistente, de fácil adaptação, crescimento acelerado e pode ser mantida em locais pouco iluminados.
A única regra é mantê-la distante de crianças e animais domésticos, já que essa é uma planta tóxica quando ingerida.
Considerada por algumas crenças como uma planta protetora, a Espada-de-São-Jorge é ideal para decorar aquele cantinho vazio da casa. Por ser bastante resistente, essa planta não exige muitas regas ou podas.
Presente em quase todas as casas brasileiras, a samambaia fica bem em vasos ou suportes pendentes. Esta espécie se desenvolve em ambientes úmidos e com luz indireta do sol. Lembre-se que a rega só é necessária quanto o solo estiver seco e arenoso.
Das opções acima, qual combina mais com o seu espaço? A Tropical Garden tem as melhores soluções em jardinagem e paisagismo da região e pode ajudar você a integrar perfeitamente as plantas ornamentais a qualquer ambiente. Clique aqui para conhecer e se encantar com nossos serviços.