Blog
Roberto Burle Marx: conheça um dos paisagistas mais famosos do Brasil
Saiba mais sobre a história e influência de Roberto Burle Marx, um dos paisagistas mais famosos do Brasil, e conheça seus principais projetos.
Você conhece o paisagista Roberto Burle Marx? Um dos principais nomes da arquitetura paisagística do país, suas influências podem ser vistas em qualquer projeto de paisagem tropical brasileira.
No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre a história de Burle Marx e conheceremos alguns de seus principais projetos. Veja abaixo.
Quem foi Roberto Burle Marx?
Roberto Burle Marx foi um renomado paisagista, arquiteto, artista plástico e designer brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1909, é amplamente reconhecido por suas contribuições significativas para a arquitetura paisagística e o paisagismo moderno.
Marx utilizava plantas nativas do Brasil em seus projetos. Isso ajudou a promover a preservação da biodiversidade e contribuiu para a definição da identidade da paisagem tropical brasileira.
Além de seu trabalho como paisagista, Burle Marx também era um talentoso artista plástico. Suas obras de arte frequentemente refletiam sua paixão pela natureza e pela flora do Brasil.
Roberto Burle Marx deixou um legado duradouro, com muitos de seus projetos e jardins sendo considerados ícones do design paisagístico moderno.
Conheça os projetos de Burle Marx
Abaixo, confira alguns dos principais projetos de Roberto Burle Marx.
Praça Euclides da Cunha, em Recife

Originalmente chamada de “Jardim da Casa Forte”, a Praça Euclides da Cunha foi criada entre 1934 e 1937. Burle Marx foi diretor de parques e jardins de Recife e foi responsável pela criação das primeiras áreas verdes públicas de caráter ecológico do país.
Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro

Os jardins e os terraços do Palácio Gustavo Capanema, antigo Ministério da Educação e Saúde, foram criados por Burle Marx. Além disso, foram esses projetos que consolidaram o paisagista como criador do jardim tropical moderno ou em estilo brasileiro.
Parque del Este, em Caracas

A cidade de Caracas, na Venezuela, também conta com um pedacinho de Burle Marx! Foi ele quem criou o projeto paisagístico e coordenou uma equipe multidisciplinar para a construção do Parque del Este, ou Parque Generalísimo Francisco de Miranda.
Copacabana, no Rio de Janeiro

Burle Marx participou dos projetos de calçadas e jardins para alargamento da praia de Copacabana, um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro.
Praça Cívica, em Brasília

Construída em 1970, a Praça Cívica de Brasília, ou Praça dos Cristais, conta com a assinatura de Burle Marx em seus jardins e esculturas de concreto.
O Sítio Burle Marx
Fundado em 1985 e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2021, o Sítio Burle Marx fica na Barra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foi lá onde o paisagista morou e produziu obras durante os seus últimos 20 anos de vida.
Burle Marx criou o espaço para investir em espécies nativas e jardins aquáticos, criando um espaço de harmonia, cultura e natureza. Após sua morte, em 1994, o local continuou abrigando mais de 3,5 mil espécies de plantas e peças de arte sul-americanas.
O sítio está aberto para visitação, mediante agendamento on-line.
Roberto Burle Marx é uma grande inspiração nos projetos de paisagismo da Tropical Garden. Clique aqui para conhecer todos os nossos projetos e se encantar com nossos serviços.